segunda-feira, 7 de março de 2011

MANTENDO O CORPO EM FORMA!!

   A manutenção do corpo em deixá-lo sempre saudável, conquistado pelo emagrecimento é algo que todos almejam, porém pode tornar-se um tormento na vida de muitos, vários motivos podem ser classificados como responsáveis pela volta do excesso de peso, entre eles estão: emagrecer por meio de dietas muito rígidas, em que alguns alimentos ou grupos de alimentos são proibidos, pois a proibição normalmente nos traz a ansiedade e a compulsão para comer e isso acaba provocando o aumento de peso novamente.
Para manter o corpo sempre em forma não é necessário eliminar algum tipo de alimento, pois o que realmente conta é não exagerar na quantidade e também na frequência do consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, sendo necessário somente evitar a ingestão de alimentos industrializados, os quais estimulam o consumo por impulso.
Há vários alimentos que ajudam na manutenção do peso, principalmente aqueles que possuem muito volume, mas poucas calorias, entre eles estão geralmente às frutas, ricas em fibras e água, como o melão e o morango. Já as hortaliças, verduras e legumes são ricos em nutrientes, por isso, devem ser consumidos em quantidade adequada para uma boa nutrição.
O consumo de peixes e proteínas em algumas refeições podem ajudar a manter o peso, diminuir o colesterol ruim e controlar a pressão arterial, a carne vermelha que é muito rica em nutrientes, deve ser sempre magra e sem gordura.
É necessário que todos aprendam a comer corretamente, pois a educaçãoalimentar deve ser à base de uma dieta saudável, priorizando sempre o consumo de alimentos mais leves e pouco calóricos, ricos em nutrientes e vitaminas.
A atividade física regular é importante para manter a saúde em dia, mantendo assim a forma, atuando como um componente principal de motivação, mantendo o metabolismo em alta, diminuindo o acúmulo de gordura corporal e aumentando a massa muscular, ainda produz um relaxamento e ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia.
Para conseguir manter o peso desejado é necessário fazer o fracionamento das refeições, sendo o ideal comer moderadamente e nas horas certas, sem esperar com que a fome chegue, pois assim haverá menos risco de comer mais do que é necessário, pois o organismo leva cerca de 20 minutos para avisar o cérebro que já está saciado, por isso, coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário